Mini-Olímpiadas (Circuito Psicomotor)

Sobre a atividade

Propósito

Trabalhar o desenvolvimento psicomotor de crianças de forma lúdica e ativa, mesmo em ambientes fechados e com espaço reduzido.

Faixa etária ideal

Direcionado para o público infantil (de 3 a 9 anos), porém, crianças de mais ou menos idade podem se divertir também ajustando os desafios do circuito de acordo com sua capacidade e estatura.

Duração Estimada

Esta atividade leva aproximadamente de 45 minutos a uma hora para ser concluída, sendo os primeiros 30/45 minutos dedicados para a preparação.


Preparação

Esta é uma das brincadeiras em que a preparação é até mais divertida do que a brincadeira. Chame a criança para ajudar na escolha dos objetos a serem utilizados, na montagem do circuito e na preparação de placas (com setas e desenhos) indicando o caminho do circuito e o que precisa ser feito em cada uma das etapas.

Material Necessário

  • Aros e Bambolês
  • Fitas Adesivas
  • Cones (você pode substitui-los facilmente com objetos da cozinha, como tigelas e tampas ou até mesmo garrafas PET)
  • Barbantes e Cordas
  • Caixotes, puffs, cadeiras ou mesinhas
  • Placas ou desenhos feitos em papel sulfite pelas próprias crianças


Realizando a Atividade

Utilizando os objetos que têm em mãos, crie um circuito completo de atividades que precisa ser completado pela criança. Algumas sugestões:

  • Subir em cima de uma cadeira
  • Passar debaixo de uma ou mais cadeiras (como uma espécie de um túnel)
  • Realizar zigue-zague nos cones ou garrafas PET
  • Pular em determinadas áreas demarcadas (com bambolês ou feitas com fita diretamente no chão)
  • Andar sobre um barbante ou corda no chão sem se desequilibrar
  • etc.

Dica importante! Pensando na segurança das crianças, sempre que montar o circuito (principalmente com ações que irão exigir que ela suba ou desça de algo), realize uma ou duas voltas completas no mesmo de mãos dadas com a própria criança. Assim, conseguirá avaliar eventuais riscos de quedas ou prevenir outros acidentes.

Quando estiver tudo pronto, diga para a criança realizar as atividades descritas no circuito. É importante (e faz ficar ainda mais divertido) viver este momento junto com a criança, narrando e comentando as atividades que ela está executando, como está se saindo, etc.


Sugestões de Variações

Abaixo incluímos algumas sugestões que você pode tentar para enriquecer a brincadeira:


  • Criar uma espécie de competição entre as crianças (caso tenha mais de uma em casa), marcando com um cronômetro o tempo que cada uma levou para completar o circuito. Lembrando que é necessário muito cuidado para que a competitividade não acabe estragando a brincadeira, portanto, vale a pena pensar em formas de compensar as crianças que eventualmente são mais novas ou que tem alguma dificuldade. Nesse caso, vale criar uma espécie de medalha com as crianças anteriormente, utilizando papel, canetinhas, giz de cera, barbantes e fitas.


  • Você pode usar uma bola ou outro objeto (como um bichinho de pelúcia) para enriquecer o contexto da brincadeira através de storytelling (contação de história). Por exemplo, você pode dizer que o objeto é um artefato perdido importante e a criança é um super herói que irá salvá-lo e para isso precisa completar diversas tarefas. E se esse artefato tocar no chão em qualquer atividade é preciso recomeçar.


  • Incluir no circuito atividades de cunho intelectual próprias para a idade da criança, por exemplo: desenhar algo específico, escrever uma palavra, realizar um cálculo de adição, resolver um enigma, etc.


Utilize o espaço de comentários para nos dizer como foi a brincadeira com suas crianças e caso tenha tentando alguma variação diferente, compartilhe conosco.

Conclua e continue  
Discussão

0 comentários